Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

MILÃO ENTRA NA GUERRA DA HOTELARIA E LANÇA SETE ESTRELAS

[P 01] "O primeiro hotel sete estrelas da Europa está pronto para abrir as portas em Milão, na Itália, e já provoca ciumeira na velha-guarda da hotelaria, que acusa as estrelas de ter pouca substância.O Town House Galleria é o mais novo esforço para atrair viajantes milionários para quem cinco estrelas é pouco. O primeiro a inventar a categoria sete estrelas foi um hotel em Dubai, e as estrelas foram auto-atribuídas.O hotel de Milão deve ser inaugurado em março, e o público foi convidado na sexta-feira a conhecer suas instalações na elegante e histórica galeria Vittorio Emanuele.Assim como a maioria dos países, a Itália classifica seus hotéis em de uma a cinco estrelas. A nova classificação de sete estrelas será distribuída e controlada por uma empresa privada chamada SGS"....


Foto: Town House Galleria - Milão


Análise: A reportagem relata sobre mais um grande empreendimento hoteleiro criado no mundo, mais um hotel de categoria “7 estrelas”, só que dessa vez não é para os lados dos Emirados Árabes, se trata de um majestoso meio de hospedagem na Europa, mais precisamente, na chiquérrima e tradicional galeria Vittorio Emanuele em Milão/ Itália.Com essa história de hotéis de grande luxo, serem considerados 6, 7 estrelas, cria se uma polêmica em torno dos grandes hoteleiros. Todos querem fazer ou terem um hotel com essa categoria. "Eu poderia argumentar que toda vez que crio momentos especiais e marcantes, que superam as expectativas dos hóspedes, mereço mais uma estrelinha. Mas há uma tentativa de transformar isso numa técnica de marketing internacional, e não tenho certeza de que ela vá funcionar." , diz um diretor de um renomado hotel 5 estrelas na Alemanha. Só que este questionamento, é válido pois não dá pra virar festa né....assim os mais gananciosos e proveitosos dirão.... “Eu quero ser 7 estrelas também....”No entanto, alguns hoteleiros mais racionais sabem que não devem atribuir ao número de estrelas para um hotel ser de qualidade ou não, até mesmo porque não existe um padrão internacional oficial para esse tipo de classificação.
Proposta: Para uma amenização dessa dúvida, ou digamos, questionamento, deveria ser criado um padrão internacional OFICIAL para a divisão dessas categorias. Talvez se a padronização da Europa, da Ásia, das Américas, etc, fossem criadas de acordo com as características dos países ou continentes, características como, clima, gastronomia, identidade típica de um determinado lugar, dariam uma melhor solução para esses questionamentos.A criação de um órgão internacional, onde todos devessem se adequar aos critérios criados por essa organização, respeitando os atributos de cada localidade.

Nenhum comentário: