Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cinema aumenta número de turistas no Reino Unido


[P 02] "O turismo no Reino Unido registrou um grande aumento nas visitas a locações de filmes e séries de televisão, segundo um relatório dos órgãos do governo responsáveis por turismo e cinema.

O relatório - chamado Stately Attraction - How Film and Television Programmes Promote Tourism in UK (Atrações Grandiosas - Como Cinema e Programas de Televisão Promovem o Turismo do Reino Unido) - identificou aumento nas visitas de locações de filmes como O Código Da Vinci e Assassinato em Gosford Park.


Os filmes da série Harry Potter levaram a um aumento de 120% no número de visitantes a locais como o Castelo de Alnwick, na região de Northumberland, trazendo cerca de 9 milhões de libras (cerca de R$ 35 milhões) em renda para a região.

O relatório afirma que este efeito durou por anos no caso de filmes considerados cult, como Trainspotting - Sem Limites.
Em alguns casos, séries exibidas pela televisão britânica também contribuem para o aumento de visitas para uma região.

Lyme Park, em Cheshire - cenário para uma adaptação da obra de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, em seis episódios para a televisão britânica na década de 90 - também registrou aumento no número de visitantes.
"Filmes britânicos e programas de televisão têm um papel poderoso ao mostrar o Reino Unido para o resto do mundo e aumentar o turismo", disse John Woodward, diretor-executivo no Conselho de Cinema do Reino Unido.


"Existem incontáveis exemplos de visitantes indo até locações que viram em filmes ou programas de televisão e o efeito pode durar anos", acrescentou.


"Temos belos cenários e prédios inspiradores em toda o Reino Unido. Nossas indústrias de cinema e televisão fornecem uma plataforma para mostrar ao resto do mundo o quanto temos a oferecer", disse Margaret Hodge, ministra de Cinema e Turismo.


"É muito benéfico que, não apenas nossos filmes tenham sucesso, mas suas locações estejam se transformando em destinos para visitas, com as pessoas tentando reviver seus momentos favoritos do cinema", afirmou. "


Análise: A notícia relata um fato que está acontecendo no Reino Unido, pois foi constatado oficialmente agora por uma rede internacional, a BBC, no entanto, isso ocorre no mundo inteiro, o fato de as pessoas serem “influenciadas” e/ou serem atraídas por determinado produto ou consumo, através da mídia.
O que de fato revela a reportagem, é a influência que o cinema ou na minha opinião, a mídia de uma maneira geral, tem sobre o aumento do Turismo. A vontade de se conhecer um lugar onde foi filmado um filme que o você achou uma super produção, se identificou com o tema retratado, ou melhor, com o LUGAR mostrado no filme, aguça cada vez mais a cabeça dos viajantes pelo mundo a fora.


Aqui no Brasil por exemplo, sabemos que a televisão especialmente, as novelas, têm um forte poder influenciador nas pessoas. Dois relevantes exemplos, são a novela “América”, que retratava a vida ilegal dos brasileiros nos Estados Unidos, que iam em busca de uma vida melhor, ganhar em dólar, por hora, porém sofrendo vários riscos para se chegar àquele país, em contrapartida, a vida dos brasileiros ricos que iam à Miami para fazer compras ou simplesmente passear.

A outra trama, seria “Páginas da Vida”, onde o início da novela foi gravado em Amisterdã, na Holanda. As duas novelas (existem outras que já mostraram maravilhas da Rússia, Espanha, Portugal e mais recentemente a Grécia) além das dramáticas história vivida pelos personagens, mostram diversas paisagens maravilhosas, pontos turísticos de beleza ímpar (principalmente Amisterdã) que pra quem estava assistindo, a vontade de ir em um lugar que mexe com sonhos e o imaginário das pessoas, torna se cada vez maior. Sem contar que brasileiro adora contar uma vantagem do tipo, visitei o castelo de “Hogwarts” (escola de magia do bruxinho Harry Potter) em minha viagem pelo Reino Unido, ou, andei de bicicleta nos mesmos lugares que a Nanda (personagem principal de Páginas da Vida) andou pelos moinhos de Amisterdã, ou ainda, passei em vários locais onde HOLLYWOOD filmou “O Senhor dos Anéis” na Nova Zelândia....


A interação do turismo com a mídia, o cinema especialmente pois abrange uma camada maior de pessoas (é internacional), torna se uma estratégia positiva para o desenvolvimento do turismo, independente da localidade, pois não precisa haver um estudo tão apurado para se entender que a divulgação em meios de comunicação de massa juntamente com celebridades, estimulam se cada vez mais a população viajar, crescendo assim, a demanda turística e movimentando a economia mundial.

Preposição: Sou completamente a favor da venda de imagens para estimulação do turismo. Como turismo é um bem intangível, não é concreto e você pode pegar para certificar de que é bom ou de qualidade, a imagem é a alternativa mais adequada para se vender um produto turístico aliada à figura de um famoso ou do glamour de Hollywood, fica mais fácil de se aborda o turista que hoje em dia, torna se cada vez mais exigente.
Gostaria de propor, em relação à matéria, que operadoras, agências ou a cadeia do trade turístico pensasse mais nessa idéia e aliassem se à produtores ou empresas do meio cinematográfico para se difundir mais determinado local.
Parceria ente prefeituras ou órgãos responsáveis pelo turismo nas cidades ou regiões que são filmados filmes de grande dimensão mundial, poderiam ser feitos. Empresas privadas poderiam colaborar com o capital financeiro desses filmes e ter em contrapartida um mershandising no filme, portanto, envolveria, órgãos de turismo, empresas privadas juntamente com o maravilhoso mundo do CINEMA.


Veja mais sites relacionados:

Um comentário:

frederico canuto disse...

também acho isso sobre o "maravilhoso Mundo do cinema". mas quais outros tipos de filmes poderiam ser feitos?!?!? já pensaste em filmes, curtas ou longa metragens, encomendados por agências de turismo para serem passados nas agências ou na TV mesmo....enquanto espera seu vôo no aeroporto, assiste um pequeno filme......pode ser muito bom...