Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Costa Rica é a bola da vez para estudar línguas...


Saindo do Trivial

[P 03] "Estados Unidos, Canadá e Austrália continuam atraindo brasileiros que querem estudar no exterior, mas países como África do Sul, Malta e China despontam entre as opções para quem quer estudar fora e fugir de destinos óbvios. Agora, é a vez da Costa Rica, na América Central, juntar-se a esse grupo.
“A demanda pelo país vem crescendo bastante. Por isso, nosso escritório local já dobrou de tamanho em apenas um ano de existência”, diz Frederico Daher, gerente da agência de intercâmbio
EF, que acaba de lançar um programa de high school para San José, a capital da Costa Rica. Segundo ele, o aumento da procura está relacionado ao desejo de acrescentar uma experiência diferente ao currículo. “Hoje muita gente faz intercâmbio. Um destino incomum ajuda a pessoa a diferenciar-se”.
A maior vantagem da Costa Rica em relação a destinos tradicionais é a possibilidade de escolher entre o inglês e o espanhol ou estudar as duas línguas ao mesmo tempo. A facilidade para obtenção do visto, o custo de vida, as belezas naturais e a prática de esportes de aventura são outros atrativos.

Análise: É interessante ver que países latinos andam se desenvolvendo e atraindo cada vez mais pessoas a os conhecerem. Não somente para o turismo, principalmente devido à praias maravilhosas que a América Central possui, não, para estudos também.
O interessante de se fazer intercâmbio, não é os lugares que vamos conhecer e sim a CULTURA que se vai adquirir através do convívio com uma população diferente da sua, mas que tem sonhos e esperanças como qualquer outro habitante da Terra. Para estudantes que querem ter oportunidade de aprender uma nova língua (na Costa Rica, tem-se a facilidade de aprender o inglês e espanhol)em um lugar lindíssimo, rico em beleza natural, especialmente sua fauna e com um povo extremamente hospitaleiro, a Costa Rica, é o “sair do convencional”. Além de prático (devido a facilidade para se entrar no país), bonito e de costumes peculiares, o local conta com um custo de vida mais baixo do que os tradicionais países de intenso destino para intercâmbios, sem contar que esse diferencial, conta muito para o currículo dos jovens.

Preposição: Acho que esse tipo de intercâmbio, deveria ser mais divulgado para obter ainda mais uma maior procura. Seria importante, mostrar ao jovem que pretende passar uma temporada de sua vida, longe dos amigos, familiares e costumes cotidianos, procurar se informar mais sobre países como este.
Caberia as empresas de intercâmbios, conhecer melhor os destinos tornando maior a divulgação de seu produto, incentivando então a economia desses países que precisam mais do que os demais tradicionais destinos. Que as pessoas de todo o mundo possam aprecie e aproveitar o que tem de melhor em países menos desenvolvidos economicamente, porém, não socialmente ou culturalmente, tem a oferecer.
Foto: Natureza da Costa Rica.

4 comentários:

Clayton Gandra disse...

ehauheahue vc é muito loca? ehuaheuahe aqui vai depois lá no meu blog vo colocar uns links legais!
bjus

frederico canuto disse...

mas isso eles estão a fazer já, embora não em quantidade suficiente, não?!?!

frederico canuto disse...

estou colocando isso porque as pessoas, entre barcelona, boston e costa rica, não precisa nem dizer quem fica por ultimo né?!?! o que teriam essas novas propagandas?!?!

cleverson disse...

Quero saber sobre isto de estudar ingles la na costa rica nao encontrei escola alguma que ofereca um curso full time com no minimo 25h aulas por semana se alguem tiver noticia me havisa. cleversonluizvaz@hotmail.com